sexta-feira, novembro 17, 2006

Direito de resposta



A vida não está fácil. Depois de ter recebido uma crítica construtiva por não alimentar convenientemente este ciber Tamagochi senti que talvez seja uma mãe desnaturada do animal em questão. (Esta constatação pode ajudar-me a ver que ainda não chegou a altura de ter um cão, um filho ou marido, só de plantar a árvore.)

Enquanto o blog foi um brinquedo novo dei-lhe doses quase diárias de atenção e ternura, usei-o contra o ócio e servi-me dele para não estar completamente desempregada. Hoje estando o bicho quase a completar um ano, não estou certa se terei feito bem em criá-lo ou se devia ter continuado a escrever textos em guardanapos rasgados e em bocado de toalhas de papel para pôr na gaveta. Continuaria debaixo da mesa a brincar aos escritores como algumas crianças que teimam em não crescer.

Faço-lhe jus que durante os primeiros tempos de indigência, ele serviu-me bem de armadura. À pergunta que, entretanto, se tornou “tortura” se já tinha arranjado trabalho, respondia displicentemente: “Não, mas tenho um blog!”
Como se o facto de o ter me devolvesse a minha independência económica. Durante uns meses achei que ter um blog poderia suprimir todas as outras faltas e frustrações, porque sou louca, inconsequente e talvez nunca tenha passado fome na vida.
Se espiritualmente sinto esse consolo, em termos práticos, tive que render-me às exigências da economia de mercado e ir atrás do “pão para a boca”.
Quando surgiram os biscates agarrei-os a todos com unhas e dentes. Não são alimento da alma, mas proporcionam-me pequenos luxos como comprar livros, discos e ir tomar o pequeno almoço a sítios bonitos com vista esplendorosa sobre Lisboa. Como não tenho amor ao vil metal, estou sempre nas lonas sem deixar nem de viver bem, ou comer ainda melhor!
Estas ocupações apesar de não serem menores sugam-me muitas vezes a energia de que dispunha para escrever. Ou porque sou uma prostituta jornalística escrevo (a quem me pagar uns míseros tostões), ou uma espécie de motorista de luxo e levo com trânsito a rodos nos labirínticos bairros de Lx. Ultimamente sou ainda aluna, de novo, atrás de uma carteira de escola a tirar um curso de produção. Por causa desta amálgama às vezes não tenho os 10% de inspiração e como sou intencionalmente literária, não publico a primeira merda que me vier à cabeça. De qualquer forma estou grata a todos os que têm pachorra de passar por aqui, porque é esta interacção que move o criador. Criar para ser visto. Amado ou odiado. Prometo, apesar , da adversidade não deixar o desgraçado ficar com cara de quem está morrer à fome. Mas por favor vejam-no com reservas alimentares como os camelos do deserto, que eu ando em plena travessia.

6 Comments:

Blogger JCA said...

Como eu a percebo minha amiga(se me permite?)eu tambem já passei por esse calvário e sei dar o valor a todo o passou e está para passar,por isso "bola para frente"porque tem talento que sobra "para se vender" a muitos mais (sem ofensa), e não estou a fazer elogios gratuitos até porque nem nos conhecemos,(e já não tenho idade nem pachorra para fazer favores a ninguém)mas a sua qualidade literária surpreendeu-me.

:)
Cumprimentos

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nunca te arrependas de ter criado este blog Joãozita, tem sido meu companheiro quando estou em casa triste sem ter o que fazer... Escreve mais! Gosto dos teus textos, gosto muito de os ler, alguns servem-me de inspiração... e identifico-me tanto... Beijinhos!

Magda

8:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tenho muita leitura em atraso e alguma falta de memória.
já me ia esquecendo de que escreves muito bem. já me ia esquecendo de que tens e deves ser lida.

11:40 da tarde  
Blogger Mary Poppins said...

As vossas considerações têm sido tão agradáveis que só me apetece, escrever, escrever que nem uma doida. Só que se já fui naif para o fazer à balda, agora baldo-me de o fazer. Vá-se lá perceber o cérebro de uma coelha. Só deve ter erva mesmo!

12:53 da manhã  
Blogger JCA said...

Cara Jessica
Nãooo!Acredito,minha cara.

Percebo,mais vale escrever pouco mas bem.

:)
Cumprimentos

8:56 da manhã  
Blogger Mary Poppins said...

Caro amigo
esse não enfático quererá dizer o quê?

11:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home